quarta-feira, 22 de abril de 2009

10 - Museu Abel Manta - Gouveia

Inaugurado em 1985, o Museu Municipal Abel Manta encontra-se instalado num edifício setecentista, o antigo solar dos Condes de Caria, Vinhó e Almedina, cuja frontaria principal está virada para a Rua Direita.
O Brasão a encimar o frontão da porta principal e esculpido no granito é esquartejado, representando o entroncamento de ilustre famílias. Neste edifício também podemos vislumbrar algumas características do estilo Barroco, nomeadamente nas portas e janelas.
O edifício foi adquirido e remodelado pelo Município com o objectivo de servir de museu e biblioteca. A sua inauguração data de 15 de Agosto de 1983, expondo ao público grande parte do material que se encontrava exposto nos Paços do Concelho.
Entretanto, só a 17 de Fevereiro de 1985 é que este espaço foi inaugurado como estatuto único de museu tendo como patrono o pintor Abel Manta.
O museu poderá considerar-se único do género no interior do país, apresentando 108 obras de 72 pintores contemporâneos representativas da Arte Moderna Portuguesa, doadas pelo Sr. Arq. João Abel Manta (também dedicado à arte da pintura) em homenagem a seu pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário