quarta-feira, 22 de abril de 2009

13 - Capela de N. Sra. do Porto

A capela de Nossa Senhora do Porto foi erguida num cabeço que apelidaram com o mesmo nome, junto à estrada de Gouveia - Moimenta e perto do centro da freguesia.
A construção da ermida remonta aos meados do século XVII, como comprova a data de 1641 gravada na frontaria e sob o alpendre, logo após a Restauração de Portugal e subida ao trono do Rei D. João IV, que intensificou o culto à Virgem. A ermida fica também muito perto do local onde, segundo a lenda, apareceu a imagem de Nossa Senhora do Porto. A lenda dá conta do seu aparecimento junto à ponte no lugar denominado “Acessada”, pedindo aos moleiros que viviam na margem esquerda do local da aparição para cultivar um pequeno jardim em honra de Nossa Senhora. No entanto, Gouveia chegou a reivindicar a imagem como sua por ter existido uma capela em honra da mesma santa à entrada de Gouveia, fazendo prova a ainda existente rua com o mesmo nome da santa, que começa junto à capela de Santa Cruz e acaba junto ao local onde estava edificada a dita capela de Nossa Senhora do Porto. A imagem ainda chegou a ser levada para a igreja de Gouveia mas, numa noite de grande intempérie, voltou a aparecer na “Acessada”, acabando por lhe construírem então a capela no monte que se lhe avizinha.
Ao entrarmos na capela deparamo-nos com a imagem de Nossa Senhora do Porto com o seu menino ao colo e, no sopé, a data de 1679. O seu altar, em talha dourada, realça os motivos campestres e a circundá-lo podemos contemplar alguns azulejos do século XVIII. No lado esquerdo, podemos admirar um vitral com a imagem da padroeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário